Woody Allen presta homenagem a Carmen Miranda em A era do rádio, de 1987. A este filme, por sinal, tive o privilégio de assistir no Coral 2, em uma tarde daquele mesmo ano.
segunda-feira, 31 de janeiro de 2011
quinta-feira, 27 de janeiro de 2011
centenário de nelson cavaquinho
No ano do século de Nelson Cavaquinho, a primeira parte do programa "Ensaio" em sua homenagem.
sábado, 22 de janeiro de 2011
moon river
Audrey Hepburn e Henry Mancini dão o tom para "a bonequinha de luxo", de Blake Edwards. O ator se dchama George Peppard. Por sinal, dizem que para o próprio Henry Mancini não havia melhor versão de “moon river” do que a interpretada pela Audrey Hepburn…
quinta-feira, 20 de janeiro de 2011
quarta-feira, 19 de janeiro de 2011
utopia e barbárie
Silvio Tendler, diretor de Jango e Anos JK, fala a respeito de seu mais novo documentário: Utopia e barbárie. no qual, a partir de depoimentos e imagens de arquivo, se propõe a refletir sobre os últimos sessenta anos da história brasileira e mundial.
terça-feira, 18 de janeiro de 2011
um risco no céu
Curta sobre o músico Carlinhos Hartlieb, que marcou a cultura musical e urbana de Porto Alegre entre os anos 70 e 80.
Direção de Rene Goya Filho e roteiro de Jimi Joe.
sábado, 15 de janeiro de 2011
o retrato do projecionista
Bonito relato e retrato de Antonio Vidal, projecionista do Belas Artes:
http://www1.folha.uol.com.br/multimidia/videocasts/861119-projecionista-do-cine-belas-artes-diz-se-sentir-um-astro-veja-entrevista.shtml
http://www1.folha.uol.com.br/multimidia/videocasts/861119-projecionista-do-cine-belas-artes-diz-se-sentir-um-astro-veja-entrevista.shtml
sexta-feira, 14 de janeiro de 2011
festival virtual de cinema francês
Festival de cinema francês, exclusivamente virtual, com legendas em português, de dez filmes franceses lançados nos últimos dois anos e que não chegaram ao circuito comercial brasileiro - com a exceção de alguns títulos que participaram de mostras de cinema. A oportunidade é ótima! Começa hoje e vai até o dia 29/01. O número de acessos por filme é ilimitado.
Taí uma alternativa muito interessante para o problema da distribuição pífia e criminosa de filmes nos dias atuais...
http://www.myfrenchfilmfestival.com/pt/
segunda-feira, 10 de janeiro de 2011
mais uma última sessão de cinema II
Foto de Marlene Bergamo
Protesto de frequentadores do Cinema Belas Artes contra o seu anúncio de fechamento iminente.
the fool on the hill
Lembro perfeitamente do dia em que eu ouvi (e vi) pela primeira vez esta música. Nas férias de inverno da oitava série, fomos eu, o Antônio Augusto, o Rodolfo e a Laura assistir a Magical Mistery Tour no Sesc da Alberto Bins. Sentimento de imersão total.
domingo, 9 de janeiro de 2011
quinta-feira, 6 de janeiro de 2011
copacabana mon amour
Trecho do filme dirigido por Rogério Sganzerla em 1970. Trilha sonora composta em Londres por Gilberto Gil e enviada em fita cassete pelo correio. Produção de Julio Bressane e Rogério Sganzerla, que naquela época também perambulavam pela capital britânica. Os atores: Helena Ignez, Othoniel Serra, Paulo Villaça e Lilian Lemmertz.
quarta-feira, 5 de janeiro de 2011
um Brasil arqueológico ainda a ser descoberto
http://globonews.globo.com/Jornalismo/GN/0,,MUL1639459-17665,00-ESPECIALISTA+DIZ+QUE+O+BRASIL+E+UM+GRANDE+SITIO+ARQUEOLOGICO.html
Pena que a entrevista seja muito curta, mas dá pra perceber a importância e o tamanho do tema, a partir do relato da arqueóloga e paleontóloga, Maria Beltrão. Duas declarações (para mim) bombásticas: 1) Nos 30 anos de trabalho de pesquisas e escavações de Maria Beltrão, 20 anos foram pagos do seu bolso; 2) No norte da Bahia descobriu-se a Toca da Esperança, sítio arqueológico de 300 mil anos, o mais antigo das três Américas, datado por um método absoluto (urânio/tório)
Em seu livro a recém lançado "O Alto Sertão - Anotações", ela tem o "prazer de indentificar o cotidiano do homem pré-histórico de 300 mil anos"!
Irei, com certeza, atrás de mais detalhes.
a little help from my friends
Com uma ajudinha dos amigos, um belo 2011 será com certeza mais fácil de se fazer.
a primeira noite de um homem
Trecho final do filme que revelou Dustin Hoffman e Katharine Ross, além de servir como um divisor de águas no sistema de produção cinematográfica na Hollywood da passagem dos anos 60 para os 70. A trilha sonora de Simon e Garfunkel dá o tom.
Assinar:
Postagens (Atom)