quinta-feira, 26 de maio de 2011

a questão humana



Apresentação e debate sobre o filme "A questão humana", ganhador do prêmio de crítica da Mostra de São Paulo de 2007, e uma das obras cinematográficas mais contundentes no desmascaramento das engrenagens do capitalismo corporativo contemporâneo. Fica dada a dica!

terça-feira, 24 de maio de 2011

Ney Matogrosso

Pra quem não viu a entrevista que foi ao ar hoje à noite no Roda Viva:

http://www.tvcultura.com.br/rodaviva/programa/1256

quarta-feira, 18 de maio de 2011

cinema sem cigarro

Nunca o cinema foi tão bonito como na época em que o cigarro dava o tom dos gestos e das falas, e, com a sua fumaça, conferia ao cenário o ardil da irrealidade.

domingo, 15 de maio de 2011

sábado, 14 de maio de 2011

sábado, 7 de maio de 2011

Piauí arqueológico

http://g1.globo.com/videos/globo-news/globo-news-especial/v/piaui-abriga-a-maior-concentracao-de-sitios-arqueologicos-do-continente/1447284/

Blow up



Antonioni fez a trilogia da incomunicabilidade (Aventura, A noite, O eclipse) , subverteu o cromatismo das superfícies em Deserto Vermelho, fez tudo explodir em Zabriskie Point e continua dando um nó na cabeça, até hoje, de muito diretor de fotografia em Profissão Repórter. Mesmo assim, seu grande clássico continua sendo Blow Up, filme inspirado livremente em um conto de Cortázar (Las babas del diablo). Aqui, a cena em que os Yardbirds, banda cultuada e (ainda) não massificada da Swinging London de meados dos anos 60, dá o ar de sua graça. Se o cinema é cinema na medida em que capta uma época, Blow up é cinema na veia.

sapatos em copacabana

quinta-feira, 5 de maio de 2011

terça-feira, 3 de maio de 2011

Leon Cakoff



Primeira parte do programa Provocações com o criador e responsável pela Mostra de Cinema de São Paulo, Leon Cakoff. Aproveito, também,  para dedicar meu bater de palmas mais convicto aos programadores de cinema, já que sem eles o nosso acesso aos filmes menos óbvios e nocivos seria muito mais inaceitável do que já é.

Ernesto Sabato, mi padre



Trailer do filme dirigido por Mario Sabato sobre o famoso escritor e seu pai, Ernesto - falecido no último sábado poucos meses antes de completar um século de vida.