quinta-feira, 28 de abril de 2011

Cartas do Henfil para a sua mãe


Belo documentário sobre Henfil, a partir de depoimentos e de trechos de cartas escritas por ele para a sua mãe, e vice-versa.

De Fernando Kinas e Marina Willer.

Marco Bellocchio

Matéria e entrevista com o cineasta italiano mais interessante em atividade. Não se sai impune de seus filmes...

sexta-feira, 22 de abril de 2011

João Batista de Andrade



Entrevista com este grande cineasta a merecer maior cuidado e atenção por aqueles que se interessam pelo cinema brasileiro e cinema em geral.

I get a kick out of you

quinta-feira, 21 de abril de 2011

Rio Sonata



Trailer do filme de Georges Gauchot em homenagem à vida e à sensibilidade musical de Nana Caymmi.

cinefilia da infância

Logo que comecei a prestar atenção no cinema, na onda do meu pai, era através das resenhas dos filmes dos jornais, da revista Cinemin e do programa Cinemania da Manchete. E, às vezes, os filmes que eu não via, e que meus amigos e parentes comentavam, me provocavam mais cinema dos que eu já tinha visto. Provocar cinema... Foi assim, por exemplo, quando meu irmão viu ET e me falou das legendas. Eu ainda nem sabia ler e aquilo me parecia de outro mundo! Legendas?
E tantos filmes mais dos comentários cheios de impacto  das pessoas a me remeter  a outras paisagens da imaginação. Acho, aliás, que até hoje vejo filmes pensando nos diálogos entusiasmados que eu poderia ter tido com toda essa gente que viu o bom cinema antes de mim. Antes, depois... Refletindo bem, cinema também é bom porque quebra com essa linearidade besta que a regra física do tempo insiste em manter necessariamente rígida. No entanto, acredito, sem titubeios, que determinados diálogos não têm localização restrita no fluxo espaço-temporal. Sentir o cinema é intuir isto. Depois, durante...

terça-feira, 19 de abril de 2011

manhattan



Trechos iniciais de um dos mais elogiados filmes de Woody Allen: Manhattan (1979).  Com o som de Rhapsody in Blue ao fundo.

quinta-feira, 7 de abril de 2011

sei que nada será como antes amanhã



A impressão que eu tenho é que as coisas mudam cada vez mais depressa. A vida nos arrebata!

sábado, 2 de abril de 2011

cinema antigo

Thomaz Farkas (1924-2011)


Luminária do Cinema Ipiranga. São Paulo: 1945.