domingo, 27 de fevereiro de 2011

oscar desimportante

Me pergunto se a perda da relevância do Oscar enquanto expressão artística seria ou não reflexo do enfraquecimento do cinema comercial como espaço criativo de encontro da indústria com a arte. Passamos 11 meses sendo bombardeados com filmes péssimos nas "melhores"salas de cinema da cidade, e, como que num passe de mágica, temos 1 mês destinado aos filmes "sérios" que concorrem às famosas estatuetas. O problema é que o melhor desses filmes não mereceria estar em nenhuma  antologia cinematográfica digna do nome. Se eu assistir ao Oscar hoje à noite, será muito mais para ver aquelas partes em que os filmes antigos aparecem, do que como curiosidade pra descobrir o nome dos vencedores da festa. Com uma safra pífia dessas, não há como ter vencedores. Pior é que as safras andam fracas já faz tempo.

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

trabalho interno



Trailer do filme "Trabalho Interno" (Inside Job),  sobre a roubalheira institucionalizada do sistema financeiro que provocou a crise econômica de 2008 até os dias correntes. Banqueiros poderosos, economistas laureados e presidentes de bancos centrais são os vilões odiáveis da história. Concorre ao Oscar de documentário.
E, depois da bancarrota colossal, quem pagou, paga e ainda pagará por muito tempo a conta toda em impostos, taxas, juros, desemprego, arrocho salarial e recessão ????

sábado, 19 de fevereiro de 2011

sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

o encanto do cinema

Wayne F. Miller
   

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

tim maia sem grilo

http://globonews.globo.com/Jornalismo/GN/0,,MUL1629469-17665-303,00.html

Entrevista na íntegra de Tim Maia realizada em 1983. Vale a pena conferir!

sábado, 12 de fevereiro de 2011

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

cinema restaurado

A Cinemateca de Bolonha, prodigiosa na técnica de restauração de filmes, realiza anualmente um festival com uma seleção de filmes clássicos por ela restaurados: Il Cinema Ritrovato. Algumas dessas películas serão exibidas em São Paulo. Quem tiver a sorte de estar por lá... O ingresso custa um real.

terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

cinefilia com prazo de validade

Li um artigo de jornal dizendo que a cinefilia teve seu tempo áureo entre 1946 e 1968. Confesso que me incomodei com essa periodização. Que mania que as pessoas têm de colocar tudo que vive no meio de marcos temporais rigorosos!  Parece até prazo de validade de iogurte ou salame. Todo mundo sabe que é uma estipulação frágil e mentirosa. Mesmo assim vira verdade normativa depois de impresso logo abaixo do código de barras...

terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

cacá diegues

Boa entrevista com o diretor de cinema Cacá Diegues. Aliás, nunca vi entrevista ruim dele!

http://www.tvcultura.com.br/rodaviva/programa/1230