segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

dias de rádio



Woody Allen presta homenagem a Carmen Miranda em A era do rádio, de 1987. A este filme, por sinal, tive o privilégio de assistir no Coral 2, em uma tarde daquele mesmo ano.

cinema de qualquer civilização

Olha só:
projetávamos aquelas sombras na parede e já era cinema!

quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

centenário de nelson cavaquinho



No  ano do século de Nelson Cavaquinho, a primeira parte do programa "Ensaio" em sua homenagem.

sábado, 22 de janeiro de 2011

moon river



Audrey Hepburn e Henry Mancini dão o tom para "a bonequinha de luxo", de Blake Edwards. O ator se dchama George Peppard. Por sinal, dizem que para o próprio Henry Mancini não havia melhor versão de “moon river” do que a interpretada pela  Audrey Hepburn…

quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

if not for you



George Dylan e Bob Harrison ensaiando para o Concerto de Bangladesh em 1971.

quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

utopia e barbárie



Silvio Tendler, diretor de Jango e Anos JK,  fala a respeito de seu mais novo documentário: Utopia e barbárie. no qual, a partir de depoimentos e imagens de arquivo, se propõe a refletir sobre os últimos sessenta anos da história brasileira e mundial.

terça-feira, 18 de janeiro de 2011

um risco no céu

Curta sobre o músico Carlinhos Hartlieb, que marcou a cultura musical e urbana de Porto Alegre entre os anos 70 e 80.

Direção de Rene Goya Filho e roteiro de Jimi Joe.

sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Sérgio Porto, vulgo Stanislaw Ponte Preta

http://globonews.globo.com/Jornalismo/GN/0,,MUL1641250-17665,00-SERGIO+PORTO+FICOU+MAIS+CONHECIDO+PELO+SEU+PSEUDONIMO+STANISLAW+PONTE+PRETA.html

festival virtual de cinema francês

 Festival de cinema francês, exclusivamente virtual, com legendas em português, de dez filmes franceses lançados nos últimos dois anos e que não chegaram ao circuito comercial brasileiro - com a exceção de alguns títulos que participaram de mostras de cinema. A oportunidade é ótima! Começa hoje e vai até o dia 29/01. O número de acessos por filme é ilimitado.

Taí uma alternativa muito interessante para o problema da distribuição pífia e criminosa de filmes nos dias atuais...

http://www.myfrenchfilmfestival.com/pt/

segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

mais uma última sessão de cinema II

Foto de Marlene Bergamo

Protesto de frequentadores do Cinema Belas Artes contra o seu anúncio de fechamento iminente.




the fool on the hill



Lembro perfeitamente do dia em que eu ouvi (e vi) pela primeira vez esta música. Nas férias de inverno da oitava série, fomos eu, o Antônio Augusto, o Rodolfo e a Laura assistir a Magical Mistery Tour no Sesc da Alberto Bins. Sentimento de imersão total.  

domingo, 9 de janeiro de 2011

quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

copacabana mon amour



Trecho do filme dirigido por Rogério Sganzerla em 1970. Trilha sonora composta em Londres por Gilberto Gil e enviada em fita cassete pelo correio. Produção de Julio Bressane e Rogério Sganzerla, que naquela época também perambulavam pela capital britânica. Os atores: Helena Ignez, Othoniel Serra, Paulo Villaça e Lilian Lemmertz.

quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

um Brasil arqueológico ainda a ser descoberto

http://globonews.globo.com/Jornalismo/GN/0,,MUL1639459-17665,00-ESPECIALISTA+DIZ+QUE+O+BRASIL+E+UM+GRANDE+SITIO+ARQUEOLOGICO.html

Pena que a entrevista seja muito curta, mas dá pra perceber a importância e o tamanho do tema, a partir do relato da arqueóloga e paleontóloga, Maria Beltrão. Duas declarações (para mim) bombásticas: 1) Nos 30 anos de trabalho de pesquisas e escavações de Maria Beltrão, 20 anos foram pagos do seu bolso; 2) No norte da Bahia descobriu-se a Toca da Esperança, sítio arqueológico de 300 mil anos, o mais antigo das três Américas, datado por um método absoluto (urânio/tório)  
Em seu livro a recém lançado "O Alto Sertão - Anotações", ela tem o "prazer de indentificar o cotidiano do homem pré-histórico de 300 mil anos"!
Irei, com certeza, atrás de mais detalhes.

a little help from my friends



Com uma ajudinha dos amigos, um belo 2011 será com certeza mais fácil de se fazer.

a primeira noite de um homem



Trecho final do filme que revelou Dustin Hoffman e Katharine Ross, além de servir como um divisor de águas no sistema de produção cinematográfica na Hollywood da passagem dos anos 60 para os 70. A trilha sonora de Simon e Garfunkel dá o tom.