domingo, 28 de novembro de 2010

You've got to hide your love away



Desta música, como de vários outras dos Beatles, muito se falou. Que ela seria uma mensagem velada a Brian Epstein em função de sua homossexualidade não declarada. Ou, quem sabe, que John Lennon estivesse falando a respeito de si mesmo e daquilo que ele não ousava trazer à tona.
Sei que eu sempre gostei dela. Há em sua atmosfera algo que é capaz de expressar sentimentos suspensos no ar. E a música, até onde alcanço, tem muito a ver com o aéreo e aquilo que não tem definição nem nunca terá.

sábado, 27 de novembro de 2010

história sexual da mpb

Depois  das histórias sociais dos diversos gêneros de música popular pelo mundo afora, agora (ou mais recentemente) o novo filão é a história da sexualidade refletida nas canções brasileiras.
Apresentado pelo jornalista e pesquisador Rodrigo Faour, autor do livro História Sexual da MPB – A Evolução do Amor e do Sexo na Canção Brasileira.
Bons depoimentos e imagens de arquivo.

http://canalbrasil.globo.com/historiasexualdampb

traços de antônio



Direção e Fotografia de Pâmela Ferrer.
Trilha e Execução: Thiago Gonçalves.
Cenário: (internas) Espaço Jabutipê e (externas) rua  Fernando Machado.

quinta-feira, 25 de novembro de 2010

quarta-feira, 24 de novembro de 2010

when you're strange



Assisti e gostei deste documentário sobre Jim Morrison, The Doors e a segunda metade dos anos 60 nos EUA. Narrado por Johnny Depp e escrito e dirigido por Tom Dicillo.
Pena que o trailer não tenha legendas. Mesmo assim, acho que dá pra sentir o clima do filme.

segunda-feira, 22 de novembro de 2010

domingo, 21 de novembro de 2010

maioria absoluta



Primeira parte de outro filme dirigido por Leon Hirszman. Da época em que o Cinema Novo estava no auge.

quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Visitando a Mangueira



Trecho do programa "Mapas Urbanos", apresentado na GVT em 1998. Produzido pela Grifa Cinematográfica.

terça-feira, 16 de novembro de 2010

Araújo Vianna: todas histórias

Trailer do filme sobre o emblemático auditório do Parque Farroupilha - fechado, por sua vez,  para "eternas" reformas desde 2005 -   que estréia hoje no site http://www.araujovianna.com.br/ . Vou assisti-lo, com certeza.

gargalos de exibição

Marcelo Janot fala sobre o famigerado problema dos gargalos de exibição do circuito de cinema nacional. O problema é seríssimo e não se vê propostas de solução no fim do túnel. Outro tema que necessita ser (muito mais) debatido.
PS: Vejam como o título da chamada da Globonews é mistificador...

segunda-feira, 15 de novembro de 2010

reflexões sobre a arte urbana



Depoimento do artista plástico Hector Zamorra a respeito de seu trabalho "Errante", para o projeto Margem, em São Paulo. O tema instiga e é pouco - e mal - debatido.

domingo, 14 de novembro de 2010

Laurimar e outras lendas

Quarta-feira passada fui assistir na Fundação Cultural Badesc ao filme "Laurimar e outras lendas", feito por Miguel Ângelo, Chico Caprário e Bob Barbosa. Fiquei admirado com o personagem central deste documentário tão singelo e eficiente, filmado em Santarém, no Pará. Laurimar é o artista plástico responsável pela quase totalidade dos monumentos e esculturas que enfeitam as praças da cidade. Sujeito peculiaríssimo e culto, sobrevivendo em condições precárias, Laurimar nos oferece várias observações interessantes sobre a cultura amazônica, brasileira e, também, a respeito da sua enigmática biografia. Tudo com extrema simplicidade e fluidez - garantidas pela presença e diálogos desses três realizadores (Miguel como o entrevistador-personagem defronte da câmera, Chico, atrás da mesma, e Bob, captando o som).
O filme foi feito com recursos mínimos e dá conta plena do que se propôs a realizar. Estão todos, portanto, de parabéns.

sábado, 13 de novembro de 2010

Janete Clair e Dias Gomes



Entrevista de Leda Nagle, no início dos anos 80, com o famoso casal autor de tantas novelas... Gostei da tensão não declarada entre os dois quando falam da cumplicidade criativa e  do casamento. E a Leda Nagle é sempre uma aparição por si só... Ainda mais naqueles tempos em que o feminismo brasileiro ainda não havia se bundizado.

quarta-feira, 10 de novembro de 2010

délibáb

Primeira parte da entrevista radiofônica de Vitor Ramil e Carlos Moscardini em que falam sobre o álbum Délibáb, composto inteiramente por milongas feitas a partir de poemas de Jorge Luis Borges e João da Cunha Vargas. Tenho ouvido muito este disco nos últimos dias.

terça-feira, 9 de novembro de 2010

Nineteen Hundred and Eighty Five

Outra música da "Up and coming tour" que me agrada bastante. Nineteen hundred and eighty five é do álbum "Band on the run", de 1973. É considerado por muitos o seu melhor trabalho pós-Beatle. Essa turnê, aliás, tem umas cinco ou seis canções do disco no repertório. Provavelmente, também, em função de seu relançamento em versão remasterizada com direito a todos aqueles bônus típicos... Sem dúvida, é muito bom. Embora ainda prefira o "Ram", de 1971,  sou suspeito pra falar, pois tenho especial predileção por essa fase que vai de 70 até meados da década. Não tem nada de gosto duvidoso ali. E os Wings também foram um grande banda. Só não vale comparar com os Beatles...
É por essas e outras que discordo do Caetano Veloso quando ele escreve em "Verdade Tropical" que Paul McCartney, depois dos Beatles, fez apenas "rocks desossados". Acho que ele simplesmente explorou outra vertente que, é claro, ninguém é obrigado a gostar. A expressão "desossado" é que me incomoda...

ram on



Esta música é uma das minhas preferidas de Paul... Seja em comparação com suas canções beatle ou não. E não é que ele a tocou no seu ukulele no domingo à noite, em Porto Alegre? Um verdadeiro clássico de seu cancioneiro quase desconhecido pelos fãs de ocasião...