quinta-feira, 23 de setembro de 2010

mediocrização do cinema brasileiro

Escolheram hoje o nosso filme candidato ao Oscar de 2011: "Lula, o filho do Brasil". Esta fita decepcionou as expectativas do mercado cinematográfico local. Vendeu muito menos ingressos do que se imaginava. E, além disso, mesmo que eu não tenha assistido o filme inteiro - apenas trechos esparsos -, posso dizer que é o tipo de cinema que me desagrada.
É claro que o Oscar (assim como Cannes e Veneza) também está pior e menos representativo da riqueza do cinema norte-americano e mundial. Os produtores, distribuidores e organizadores de festivais cada vez mais pífios estão minando a relevância da sétima arte. Quero crer na força de revitalização da cultura cinematográfica a despeito do que vejo no horizonte próximo.
Afinal, esperar que se alie indústria do entretenimento com um nível razoável de qualidade nunca é pedir demais. E, por falar em qualidade, aonde foi parar a independência criativa do diretor? Nos bolsos de quem?

anabasys



Trailer do documentário Anabasys, sobre os bastidores do último e mais anárquico filme de Glauber Rocha, "A idade da Terra".
Direção de Paloma Rocha e Joel Pizzini.

terça-feira, 21 de setembro de 2010

segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Impasse



Trailer do documentário Impasse que trata sobre o embate da população contra a estrutura pública e privada que controla o transporte coletivo em Florianópolis. O filme mostra as manifestações ocorridas entre maio e junho deste ano de 2010, além de apresentar os diferentes olhares dos atores sociais envolvidos no processo.

Direção: Juliana Kroeger e Fernando Evangelista.
http://www.impasse.com.br/

sábado, 18 de setembro de 2010

Claude Chabrol [2]

Quem quer que realize filmes e não compreenda que o tempo de rodagem é o tempo de alegre fruição, não deve continuar a fazer cinema. Que faça outra coisa, há 36 outras formas de se exprimir.

terça-feira, 14 de setembro de 2010

o canto dos sabiás



Inspirado por João Donato e Tom Jobim, fui atrás do canto do sabiá... As imagens acima foram tiradas no Parque das Ruínas, Santa Tereza, Rio de Janeiro. Abaixo, a imagem e o som de um sabiá-laranjeira em ação em plena cidade de São Paulo.

João Donato



Em que João Donato identifica a origem da melodia da Garota de Ipanema no canto do sabiá quando tem filhote no ninho! "Olha só onde o Tom foi buscar essa ideia".

Claude Chabrol

A vida inteira tive medo de ser burguês, mas me dei conta de que não sou um deles, pois, se saio para jantar com eles, percebo que não gosto do que eles gostam - dinheiro e condecorações.

Claude Chabrol (1930-2010)

sábado, 11 de setembro de 2010

Rain Drops Keep Falling on My Head



Butch Cassidy and the Sundance Kid (1969). Dirigido por George Roy Hill. Paul Newman e Katharine Ross. Robert Redford não aparece nesta cena, mas com certeza está no filme. A canção é de Burt Bacharach.

nowhere man

terça-feira, 7 de setembro de 2010

Francis Hime e suas histórias



Primeira parte da entrevista com Francis Hime.

segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Entrevista com o Ziraldo

http://globonews.globo.com/Jornalismo/GN/0,,MUL1617307-17665,00-ZIRALDO+DA+DECLARACOES+POLEMICAS+SOBRE+CASAMENTO+GAY+E+TRABALHO+INFANTIL.html

sexta-feira, 3 de setembro de 2010

a era do rádio



Trailer do filme "Programa Casé - o que a gente não inventa, não existe", de Estevão Ciavatta. A história de Adhemar Casé, uma das figuras-chave do radialismo brasileiro. Época de ascensão do rádio, da música popular e da cultura de massas em nosso país.